Nacionalidade Portuguesa - quem tem direito
- A nacionalidade portuguesa pode ser obtida por filhos, netos, cônjuges e companheiros de cidadãos portugueses, ou que tenham a nacionalidade portuguesa porque eram filhos de portugueses.
- Em algumas situações, o pedido de nacionalidade pode ser negado pelo Ministro da Justiça, se for detectado algum problema que impeça a aquisição da nacionalidade.
- Já os três primeiros casos descritos no primeiro parágrafo não correm esse risco. Por esse motivo, se for neto de cidadão português e o seu pai, ou mãe (aquele que for o filho do cidadão português), estiver vivo, o melhor caminho é que ele obtenha primeiro a nacionalidade dele, ou dela, para que o mesmo direto seja estendido logo em seguida a si e depois para seus filhos também, se for o caso.
- Se quiser a atribuição de nacionalidade portuguesa por ser filho de português (pai ou mãe) nascido em Portugal ou que embora já nascido no Brasil tenha obtido antes de falecer a nacionalidade portuguesa pela mesma via porque também era filho(a) de português.
Acima são só os casos mais comuns de obtenção de nacionalidade. Para maiores informações e outros caso, consulte o Ministério da Justiça de Portugal.
Faro - Porto
|